domingo, 26 de fevereiro de 2012


                    ZONA NORTE SP                                                   
                                                       

A região norte é o portão de entrada de São Paulo para a maioria dos visitantes que chegam de ônibus na cidade. Ali está o Terminal Rodoviário do Tietê, entre os mais movimentados do mundo. Atende mais de 600 localidades no Brasil e quatro países: Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina.
Bem ao lado do terminal, encontra-se o Arquivo do Estado, considerado o paraíso dos estudiosos. Oferece gratuitamente o serviço de consulta de jornais e revistas, dos mais antigos aos atuais. A grande atração, porém, são as fichas dos investigados do antigo Deops, disponíveis em microfilme.
Para quem prefere relaxar, o Largo da Freguesia do Ó é o ideal. Com uma igreja no meio, parece uma praça do interior encravada em plena capital paulista. É rodeada por bares e tem uma tradicional festa do Divino (maio).
Quem prefere festas pagãs também tem opções na região. Ali concentram-se as quadras de várias escolas de samba: Império da Casa Verde, Mocidade, Rosas de Ouro, Unidos do Peruche etc. A região também é pródiga em áreas verdes. O Horto Florestal e o Parque Estadual da Serra da Cantareira são alguns exemplos disso. Um dos parques mais interessantes da capital, a Cantareira tem trilhas ecológicas e cachoeiras.

BAIRROS MAIS CONHECIDOS
Casa Verde, Freguesia do Ó, Santana, Jaraguá, Pirituba, Limão, Tremembé, Vila Maria. 

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO
Grandes áreas verdes, bem servida de estações de metrô, shoppings e comércio de rua. 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Arquivo do Estado, Horto Florestal, Parque Anhembi, Parque Estadual da Serra da Cantareira, quadras de escolas de samba, Shopping D, Shopping Center Norte, Shopping Lar Center. 

FICA PRÓXIMA
da Serra da Cantareira, e dos municípios de Guarulhos e Mairiporã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário