segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Contaminação do solo Zona Norte de SP


  Contaminação do solo preocupa famílias na Zona Norte de SP                                                

Problema atinge moradores de Conjunto Habitacional.
Há mais de 10 anos, eles foram avisados do perigo.

Do G1 SP
 o
A contaminação do solo volta a ser motivo de preocupação para os moradores da Zona Norte de São Paulo. O problema acontece no Conjunto Habitacional Nossa Senhora da Penha, na região da Vila Nova Cachoeirinha. Há mais de 10 anos, as famílias foram avisadas sobre o perigo e até hoje vivem na incerteza.
Das 73 famílias que moravam nas casas, 23 já se mudaram. “99% querem ficar porque já mexeram nas casas, já construíram, tem casas aqui que o pessoal gastou dinheiro que recebeu de indenizações”, conta o porteiro Juracir Felizberto.
Na década de 80, um aterro sanitário funcionava na área. Depois que ele foi desativado, a Prefeitura doou o terreno para a Cohab. Os moradores construíram as casas numa espécie de mutirão e foi em 1999, há 13 anos, que eles descobriram que o solo estava contaminado.
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) confirmou que havia no terreno uma grande quantidade de lixo que, em decomposição, forma o gás metano. A quantidade que havia era suficiente, para provocar explosões. O Ministério Público abriu um processo pedindo a remoção das famílias.
José Raimundo de Sousa é líder comunitário. Mora na Cohab há 18 anos e conta que ainda não sabe quando todos vão se mudar. “Hoje em dia qualquer um que você pergunta: ‘você vai sair? Vou. Quando? Não sei’. Então, essas coisas que nós precisamos ter uma clareza de que forma que vai ser feito tudo isso.”
A prefeitura de São Paulo diz que vai pagar auxílio aluguel pra quem quiser sair. Mas enquanto isso, a preocupação é grande. A Cetesb instalou um dreno para tirar o gás e diminuir os riscos de explosão e afirma que faz medições no terreno, todo mês.
O problema enfrentado pelos moradores da Cohab não é o único na cidade. No ano passado, o Shopping Center Norte foi interditado por risco de explosão.
Por causa da contaminação da área, a Prefeitura fechou duas escolas municipais que funcionavam perto do conjunto habitacional. Os prédios foram abandonados e servem de depósito para lixo, restos de comida, garrafas vazias e até ponto de uso de drogas.
A Prefeitura de São Paulo disse que mantém homens da Guarda Civil Metropolitana na área que fica entra as duas escolas e que desde 2006, realiza o monitoramento e a extração do gás metano. Diz também que a subprefeitura da Casa Verde já retirou sete toneladas de lixo do local.
Sobre o Conjunto Habitacional Nossa Senhora da Penha, a Prefeitura disse que os moradores irão continuar lá até que saia uma decisão judicial. A Prefeitura diz ainda que no caso do Shopping Center Norte houve o descumprimento de exigências de manutenção e que por isso ele foi fechado e que a situação não é a mesma do conjunto de prédios.
 

2 comentários:

  1. Enquanto não sair o resultado judicial, a população tem que estar unida pelos interesses comuns de todos do bairro.

    ResponderExcluir